Nascido em 1970, o professor André Prado (André Alves Prado) iniciou sua carreira na Educação ministrando aulas particulares aos 14 anos. Em 1986, ano em que completou 16 anos, começou a lecionar prematuramente no curso Técnico em Processamento de Dados no Colégio Delta de Lorena.  Atualmente desenvolve as atividades principais na Escola de Engenharia de Lorena (EEL), unidade da Universidade de São Paulo (USP), coordenando os laboratórios didáticos de informática para ensino dos cursos de engenharia via Seção Técnica de Informática (SCINFO) pela Prefeitura do Campus USP Lorena - SP (PUSP-L). Anteriormente concedeu durante anos suporte de Tecnologia de Informação ao  Departamento de Biotecnologia.

             No ano de 2025 concluiu o doutorado em Educação na Universidad Internacional Iberoamericana. Em 2011 finalizou o mestrado em Educação com menção em Gestão Educativa na Universidad Politécnica Salesiana. Em 2003 tornou-se especialista em Engenharia da Qualidade ao concluir a pós-graduação em Engenharia da Qualidade. Graduado em Administração de Empresas (C.R.A. 77554), possui Habilitação Plena em Processamento de Dados pelo Instituto Santa Teresa, áreas  que aprecia e sempre procura aprender mais sobre o assunto.

            Professor voluntário desde 1998 no Colégio Técnico de Lorena da EEL USP e associado da Associação dos Docentes da USP.  Membro da Comissão de Informática da EEL USP. Foi docente do Programa USP 60+ promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para a Universidade Aberta à Terceira Idade de 2011 até 2023. Ministrou aulas nos cursos do programa profissão em Lorena através de um convênio firmado com a Escola Técnica Estadual do Centro de Educação Paula Souza de Cachoeira Paulista - SP. Foi professor de informática (hardware) na Escola Municipal Profissionalizante Milton Ballerini.

           Professor convidado a integrar o quadro de docentes do curso de pós-graduação e graduações de Administração e Jornalismo da Faculdade Canção Nova. Foi professor por cerca de duas décadas do MBA, pós-graduação e graduação do Centro Universitário Teresa D´Ávila. Em 2013 foi convidado para ministrar aulas no MBA do curso de Comunicação, Marketing e Mídias Digitais e da Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da UniFunvic Soluções.

            Em 2010 foi aprovado no concurso de provas e títulos atuando como docente por dois anos na graduação de Tecnologia em Informática e Tecnologia em Gestão Empresarial na Faculdade de Tecnologia (Fatec). Entre 2008 a 2010 ministrou aulas no curso superior de Administração de Empresas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e através das novas tecnologias foi professor colaborador na disciplina ministrada para alunos chilenos denominada Estrategias de Negocios en Mercados Sudamericanos da Escuela de Administración y Economia da Universidad Católica Silva Henríquez.

         Empreendeu negócios atuando como empresário e diretor administrativo, tendo sido proprietário de empresas como: Easy Informática, Etec Cursos e Sistemas e MicroSun do Brasil. Realizou diversas palestras, e, paralelamente às atividades desenvolvidas na atualidade, exerce a função de consultor organizacional independente ou associado às empresas de consultoria e treinamento quando possui disponibilidade. Desenvolveu atividades como freelancer na criação de sistemas informatizados para diversas organizações na região do Vale do Paraíba. Foi perito judicial na área de administração para o Tribunal de Justiça de São Paulo na Comarca de Lorena. Constantemente procura se envolver em novos projetos, além de desenvolver estudos no exterior.

          Através do Projeto 001 da Câmara Municipal de Lorena, pelos seus préstimos à comunidade Lorenense, foi-lhe outorgado o Título de Cidadão Honorário de Lorena. Em 2004 a convite das lideranças do PMDB, foi candidato a vereador permanecendo entre os dez candidatos selecionados a concorrer ao pleito eleitoral. Participou das eleições intencionalmente sem patrocinadores, tendo permanecido como suplente conforme informações do SEADE. Com  o retorno dos votos considerado positivo, foi convidado pelo prefeito eleito a fazer parte da administração municipal ocupando inicialmente o cargo de Secretário Adjunto na Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças e posteriormente de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Lorena.  Foi membro da diretoria executiva do PMDB de Lorena e exerceu o cargo de Vice Presidente Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

         Em 2020 recebeu o Prêmio do Mérito Acadêmico e foi reconhecido como Oficial da Ordem do Mérito Litteratudo pela Academia Internacional da União Cultural fundada no Rio de Janeiro - RJ, entidade na qual  tornou-se membro Acadêmico Efetivo Fundador em 2019, mesmo ano em que recebeu o Prêmio de Excelência Profissional na Educação do Rotary Club de Taubaté-SP. Em 2018 recebeu o título vitalício de Comendador e Prêmio Profissional do Ano pela Associação Brasileira de Liderança em cerimônia realizada no Clube Sírio Libanês em São Paulo - SP. Foi contemplado com o Prêmio Profissional do Ano e tomou posse na Academia Rotary de Letras, Artes e Cultura (ARLAC) em Taubaté-SP em 2017. Em 2009 tornou-se membro fundador da Academia de Letras de Lorena (ALL). Em novembro de 2005 em uma cerimônia ocorrida no Terraço Itália nas dependências do Circolo Italiano foi convidado a tomar posse como membro na Academia Brasileira Amacle em São Paulo.

        Foi locutor do Momento de Poesia no programa Tubo de Ensaio da Rádio Cultura. Quando jovem, incentivado a escrever por um professor de Língua Portuguesa, encontrou-se com a escrita, tornando-se escritor e poeta, apreciando escrever nos finais de semana e em ocasiões de lazer. Teve dois romances publicados e tem sido premiado no decorrer dos anos em concursos de poesias nacionais e internacionais, resultando em diversas antologias publicadas. O segundo romance escrito rendeu o primeiro lugar em um concurso realizado pela Litteris Editora e premiado na XIII Bienal Internacional do Rio de Janeiro - RJ. É membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV).  Realizou cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos da América, México, Chile e Equador. Possui produção cultural registrada, artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas nacionais e produtividade científica encontrada em bases de dados indexadas internacionais de desempenho acadêmico: AD Scientific Index Rankings for Scientist.