I) ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL STRICTO SENSU

 

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO COM MENÇÃO EM GESTÃO EDUCATIVA NA UNIVERSIDAD POLITÉCNICA SALESIANA ECUADOR ENTRE 2008 À 2010 (UPS)

 

 

 

 

RESUMO:

A Educação Ambiental (EA) constitui-se uma importante forma para a disseminação de conhecimentos para a preservação do meio ambiente. Esta temática, porém, apresenta certa complexidade. Afinal, não é fácil difundi-la em grande escala com a implantação prática de seus conceitos. Existem fatores críticos que vão à contra mão dos processos a favor da conservação ambiental, como por exemplo: a competitiva busca do crescimento econômico pelos países, a não utilização de energias limpas, o estímulo à sociedade do consumo e os interesses capitalistas entre outros. Neste contexto, aplicações práticas de Educação Ambiental tornam-se complexas para implementação. No entanto, o crescimento sustentável é algo possível de ser alcançado desde que haja esforço por parte da sociedade, dos governos e organizações. As instituições de ensino dos mais diversos níveis podem e devem contribuir neste processo utilizando a Educação Ambiental como principal ferramenta a favor das causas ambientais. A metodologia do presente estudo utilizou-se de pesquisa bibliográfica e exploratória para analisar ações a favor do meio ambiente da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL USP).  Para isto foram observadas as seguintes fases: I) redução de consumo de energia em uma unidade laboratorial; II) ações educativas do Programa USP Lorena Recicla; III) redução da poluição através da Estação de Tratamento de Efluentes; IV) monitoramento ambiental da Serra da Mantiqueira; V) análise da grade curricular da referida instituição de ensino. Após observações pode-se perceber que as ações analisadas na EEL USP são importantes contribuições em prol do meio ambiente. No entanto, face ao lamentável cenário de devastação ambiental no planeta, ações como estas, através da aplicação prática dos conceitos difundidos pela Educação Ambiental, necessitam de uma ampliação urgentemente em maiores proporções visando uma melhor preservação do meio ambiente, proteção das gerações futuras e o crescimento sustentável.

 

ABSTRACT:

Environmental education is itself an important way to disseminate knowledge for environmental conservation. This issue, however, presents some complexity. After all, it is not easy to spread it on a large scale with the practical implementation of its concepts. There are critical factors that go against the processes for environmental conservation, such as:  the competitive pursuit of economic growth for countries, the use of unclean energy, and the promotion of the consumer society and capitalist interests among others. In this context, practical applications of environmental education become rather complex to implement. However, sustainable growth is something achievable provided that there is a concerted effort on the part of society, governments, industry and social organizations. Educational institutions at different levels can and should contribute in this process by using environmental education as the main  tool and strategy for promoting  environmental causes. The methodology of this study made use of literature and exploratory research to analyze the Escola de Engenharia de Lorena of Universidade de São Paulo (EEL USP) actions in favor of environment. To do this, we observed the following stages: I) reducing energy consumption in a laboratory unit; II) accounting for educational actions of Programa USP Recicla; III) reducing pollution through the effluent treatment plant; IV) environmental monitoring of Serra da Mantiqueira; V) analysis of the curriculum of that institution.  Following observations, it can be seen that the actions taken at EEL USP are important contributions towards environment conservation. However, given  the  unfortunate  scenario  of  environmental destruction of the planet, actions like these, through the practical application of  concepts available for Environmental Education  require  an urgent  expansion, at a faster rate, for a better preservation of the environment,  the protection  of future generations and the implementation of  sustainable growth.

Título do Estudo: Análisis del Modelo de Educación Ambiental Aplicado en la Escuela de Ingenieria de Lorena de la Universidad de Sao Paulo

Orientador: Prof. Dr. José Lizardo P. Valarezo *

* Doutor Orientador na área de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável da Universidad Politécnica Salesiana Ecuador (UPS). Foi Professor na Universidade do Texas - UT (Austin, Texas) e de Washington (Evergreen State College / Olympia) e atuou no Ministério do Ambiente do Equador.

 

Co-orientadora: Profa. Dra. Olga de Sá ** (Lattes)

** Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora de Pesquisa e Orientadora no Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura Crítica Literária da PUC-SP e Diretora Geral das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila (Fatea).

 

Orientado: André Alves Prado *** (Lattes)

*** Mestre em Educação com Menção em Gestão Educativa pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador (UPS). Especialização em Engenharia da Qualidade EEL USP (extinta Faenquil). Graduado em Administração de Empresas pela Organização Guará de Ensino (OGE) e Habilitação Plena em Processamento de Dados pelo Instituto Santa Teresa (IST).

Áreas: Meio Ambiente, Gestão Educacional, Ensino Superior, Desenvolvimento Sustentável.

Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas; Outras atividades de serviços.

 

Banca Examinadora / Comissão Professores Doutores:

José Lizardo P. Valarezo, Holger Diaz Salazar, Diana Fernández.

DISCIPLINAS CURSADAS:

Nº

Código

Módulo Nível Grupo Créditos Nota Final (%) Situação
1 8033 Educacíon, Cultura y Sociedad 1 1 3 84 Aprobado
2 8034 Epistemologia de las Ciencias Sociales 1 1 2 88 Aprobado
3 8031 Metodos y Técnicas de Investigacíon 1 1 4 82 Aprobado
4 8032 Region y Globalizacíon 1 1 4 93 Aprobado
5 8030 Taller 1: De Induccíon la Modalidad On-line 1 1 1 100 Aprobado
6 8037 Educacíon Preventiva Salesiana 2 1 5 81 Aprobado
7 8035 Epistemologia de la Ciencia de la Educacíon 2 1 4 81 Aprobado
8 8036 Teoria Educativa y Tendencias Contemporaneas 2 1 5 83 Aprobado
9 8042 Didactica y Metodologia 3 1 3 77 Aprobado
10 8041 Diseno y Desarollo Curricular 3 1 3 93 Aprobado
11 8039 Pastoral y Juvenil Salesiana 3 1 5 90 Aprobado
12 8038 Taller 2: Seminario Abierto "El Estilo Salesiana y la Gestion Educativa" 3 1 1 87 Aprobado
13 8040 Teoria y Modelos Curriculares 3 1 3 95 Aprobado
14 8044 Administracíon Educativa 4 1 4 99 Aprobado
15 8047 Desarollo de Tesis 4 1 10 98 Aprobado
16 8045 Liderazgo y Educacíon 4 1 3 94 Aprobado
17 8046 Los Proyectos de Educacíon Salesiana 4 1 5 76 Aprobado
18 8043 Teoria de la Gestíon Educativa 4 1 3 94 Aprobado

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Conclusión Tesis sustenida en 22/07/2011 en la UPS Ecuador (215 pág.)

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Apreciacíon:

Sobresaliente ***

*** Sobresaliente = sm: Nota Máxima (em avaliações escolares) / adj: Destacável (Fonte: Dicionário Michaelis) || m: Qualificação Excelente / adj: Relevante, Destacado (Fonte: Dicionário Larousse Ática).

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 ESTUDOS REALIZADOS NA ENGENHARIA DE ENERGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENTRE 2003 A 2006 (Unifei)

RESUMO:

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Processos cervejeiros são freqüentemente mencionados como um exemplo típico e tradicional de biotecnologia. No entanto, devido ao aumento da demanda e necessidade de maior produtividade e qualidade do produto obtido, estudos têm sido realizados nas diversas etapas de produção. A tecnologia de altas concentrações iniciais de açúcares (High-gravity brewing) consiste no preparo e fermentação de mosto concentrado com conseqüente diluição do produto, visando maior produtividade e eficiência com mínimos custos de produção, sem prejuízo na qualidade da cerveja. Deste modo, entre as vantagens deste processo encontra-se a crescente capacidade de produção de cerveja através de um uso mais eficiente das instalações existentes na planta; com maior produção de álcool por unidade de extrato além de redução de custos de energia, mão de obra e efluentes. Alguns trabalhos citam uma redução de 14% no consumo de energia quando no aumento na concentração do mosto de 12 para 15ºP. No entanto, algumas desvantagens têm sido encontradas, como a diminuição do desempenho da levedura na etapa de fermentação, prejudicando em parte a produtividade do processo em concentrações muito elevadas.

ABSTRACT:

Brewing processes are often mentioned as a typical and traditional example of biotechnology. However, due to the increase in demand and the need for higher productivity and quality of the product obtained, studies have been carried out at the several production stages. High initial sugars concentrions technology (high-gravity brewing) consists in the preparation and fermentation of concentrated work with a consequent product dilution, aiming at higher productivity and efficiency with minimum production costs without affecting the beer´s quality. This way, one of the advantages of this process is the growing capacity for beer production by a more efficient utilization of the plant’s facilities; with a higher alcohol production per extract unit besides the reduction in the costs of energy, labor and effluents. Some studies report a 14% reduction in energy consumption when the work concentration was increased from 12 to 15° P. However, there are also some disadvantages such as a less effective yeast performance in the fermentation step decreasing the productivity when high concentrations are employed.

Título do Estudo: Conservação de Energia no Processo Cervejeiro *

Orientação: Prof. Dr. Jamil Haddad.

Áreas: Engenharia da Energia, Engenharia Química e Microbiologia.

Setores de Atividade: Fabricação de Produtos Químicos; Indústrias de Transformação; Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas.

 

DISCIPLINAS CURSADAS:

Códigos

Disciplinas

Médias

Resultados

RCM-89

Proficiência em Inglês e Escrita Acadêmica (Select Reading)

95

Aprovado

RPM-04 Uso Racional da Energia 91 Aprovado

RCM-11

Direito e Legislação da Energia

80

Aprovado

RMA-04

Gestão Ambiental da Energia II

80

Aprovado

RCM-07

Engenharia da Energia II (obrigatória)

72

Aprovado

PQM-13

Gerenciamento de Projetos

87

Aprovado

RCM-01

Métodos Computacionais em Sistemas Energéticos

-

Validada

RMA-03

Gestão Ambiental da Energia I

-

Validada

 

Processos da fabricação da Cerveja

Microcervejaria USP Lorena

Planta da Microcervejaria

Fermentador (produção do fermento)

Moagem dos Grãos

Fervura da Água

Tina de Mosturação

Filtragem

Cozimento

Fermentação

Armazenagem

Sala de Análise Sensorial (degustação)

Sala de Pesquisa

 * Resultados do Estudo: Publicados no Livro dos Anais do Evento: VII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beeverages, 2008, Lorena - SP. Book of Abstract. São Paulo - SP, 2008. v. 1. p. 1-378.

 

Componentes para fabricação da cerveja

Bibliografia Básica:

[1] RUSSELL, I., STEWART, G.G. Brewing. In: REHM, H.J., REED, G., PÜHLER, A., STADLER, P. Biotechnology. A Multi-Volume Comprehensive Treatise. Second Edition. Enzymes, Biomass, Food and Feed. REED, G., NAGODAWITHANA, T.W. (eds.), Weinheim: VCH, v.9, 1995. p.419-462.

[2] HACKSTAFF, B.W. Various Aspects of High Gravity Brewing. MBAA Technical Quarterly, v.15, n.1, p.1-7, 1978.

[3] McCAIG, R., McKEE, J., PFISTERER, E.A., HYSERT, D.A., MUNOZ, E., INGLEDEW, W.M. Very High Gravity Brewing – Laboratory and Pilot Plant Trials. Journal of the American Society of the Brewing Chemists, v.50, p.18-26, 1992.

[4] MÜLLER, W.K. High Gravity Brewing. MBAA Technical Quarterly, v.33, n.1, p.16-19, 1996

Notícias publicadas em Jornais

 

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  DISCIPLINAS CURSADAS COMO ALUNO ESPECIAL DE COMPUTAÇÃO APLICADA (INPE)

ENGENHARIA DE SOFTWARE * - Qualidade de Software, Fundamentos da Engenharia de Software, Ciclo de Vida dos Sistemas, Processos de Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Requisitos, Especificação de Sistemas, Modelagem de dados, Projeto de Sistemas, Programação, Controle de Qualidade e de Configuração, Ferramentas CASE, Unix for Workstation e outros.

SISTEMAS DE BANCO DE DADOS - Objetivos de sistemas de Banco de Dados. Abstração e modelos de dados. Instâncias e esquemas. Independência dos Dados. Linguagens de manipulação e definição de dados. Gerenciador de Banco de Dados. Administrador de Banco de Dados. Modelo Relacional. Modelo de Redes. Modelo hierárquico. Estrutura do sistema e arquivos. Indexação e hashing. Processamento de consulta. Recuperação de paradas e falhas. Segurança e integridade. Controle de concorrência. Banco de Dados distribuídos. Novas Aplicações de Banco de Dados. Criação de tabelas em SQL. Utilização do Designer 2000 e Oracle 8i.

* Obteve conceito "A" na disciplina Engenharia de Software.

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II) ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL LATO SENSU

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA QUALIDADE (EEL - USP Lorena)

RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo definir quais as estratégias que podem ser implementadas em uma Instituição de Ensino com o uso da Tecnologia da Informação (TI). A criação de boas estratégias é de suma importância para que a gestão de uma Instituição de Ensino seja a melhor possível, sendo que neste caso específico, a Faculdade de Engenharia Química de Lorena - Faenquil será utilizada como um laboratório para o desenvolvimento do trabalho. Entre outros, serão abordados em tópicos: a missão, metas, objetivos, pontos fortes e fracos, cenários e métodos para a implantação da tecnologia de forma estratégica, eficiente e eficaz. Este trabalho será constituído de duas etapas: I) Uma pesquisa bibliográfica em artigos e revistas especializadas; II) Uma parte experimental utilizando um software estatístico para fins comparativos. O objetivo final será mostrar como a Tecnologia da Informação deve ser empregada nos dias atuais para haver segurança, agilidade e eficácia para um processo decisório satisfatório e confiável.

ABSTRACT:

The present work aims to define strategies to be implemented at the Faculty of Chemical Engineering of Lorena (Faenquil) making use of the Information Technology (IT). Creating good strategies is of great importance for the management of teaching institutions to be as good as possible, and in the case of this work, Faenquil will be used as a laboratory. Some of the topics that will be dealt with are: the mission, targets, aims, weak and strong points, scenes and methods of developing a technology in a strategic way with efficiency and efficacy. This work comprises two stages: consulting specialized publications and conducting experiments with the aid of a statistical software for a comparative study. The final objective is to show how to employ the Information Technology today to ensure safety, reliability, quickness and efficacy for a satisfactory and reliable decision process.

Disciplinas Docentes Médias Carga Hor. Freqüência Situação
Controle Estatístico da Qualidade e do Processo Dr. Messias Borges Silva 100 40h 90% Aprovado
Didática do Ensino Superior e Prática do Ensino MSc. Francisco Sodero Toledo 95 60h 93,4 % Aprovado
Normalização Técnica MSc. Antônio Clélio Ribeiro 95 40h 100% Aprovado
Estatística I Dr. José Roberto Alves de Mattos 90 40h 100% Aprovado
Ferramentas para Melhoria da Qualidade Dr. Messias Borges Silva 90 40h 100% Aprovado
Fatores Humanos Dra. Wilma Lúcia Castro Diniz 90 40h 100% Aprovado
Estatística II Dr. Messias Borges Silva 85 40h 90% Aprovado
Estatística III Dr. Messias Borges Silva 80 40h 85% Aprovado
Confiabilidade Dr. Paulo Afonso Lopes da Silva 80 40h 100% Aprovado
Projeto e Execução de Monografia Dr. Messias Borges Silva 80 20h 100% Aprovado
Administração da Qualidade Dr. Messias Borges Silva 79 40h 100% Aprovado
Gestão da Qualidade Dr. Messias Borges Silva 75 40h 100% Aprovado
Sistemas da Qualidade MSc. Mauriti Maranhão 70 40h 90% Aprovado
Qualidade Ambiental Dr. Francisco José Moreira Chaves 70 40h 100% Aprovado
Inspeção, Testes e Metrologia Dr. José Roberto Alves de Mattos 70 40h 90% Aprovado

Título da Monografia Científica: "Tecnologia de Informação como Instrumento de apoio à Gestão Estratégica em Instituições de Ensino da Administração Pública".

Orientador: Prof. Dr. Messias Borges Silva (Lattes).

Áreas: Tecnologia da Informação - Gestão Estratégica - Engenharia da Qualidade - Administração Pública.

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 Turma da Pós-graduação em Engenharia da Qualidade

(Professores e formandos em 2003)