EEL - USP

 

                                Grupo de Microbiololgia Aplicada e Bioprocessos (GMBio)

        Desenvolvimento de Processos Fermentativos *Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais               * Obtenção de Alimentos Fermentados e Nutracêuticos.

 

As pesquisas têm por objetivo o desenvolvimento de processos biotecnológicos para a obtenção de produtos como por exemplo xilitol, 2,3 butanodiol e ácido cítrico, a partir de hidrolizados de materiais lignocelulósicos como bagaço de cana, palha de arroz, palha de trigo, casca de aveia, aparas de eucalipto e bagaço de cevada. São avaliadas as condições de hidrólise destes materiais e investigados os aspectos microbiológicos e as vias bioquímicas envolvidas na conversão dos carboidratos existentes nos hidrolisados, em particular a xilose, e estabelecidas condições adequadas para o tratamento desses hidrolisados antes de sua utilização no processo fermentativo. São também avaliadas as atividades das enzimas xilose redutase, xilitol desidrogenase e glicose 6 fosfato desidrogenase, envolvidas na bioconversão de xilose em xilitol, bem como estudos de purificação destas.

Os trabalhos englobam ainda a aplicação de conceitos de engenharia bioquímica fundamentais para o desenvolvimento dos processos fermentativos, que envolve: as formas de condução desses processos, otimização de parâmetros, estudos cinéticos, técnicas de separação e caracterização dos produtos obtidos e modelagem matemática.

No tocante à linha referente à obtenção de alimentos fermentados destacam-se estudos relativos à produção de cerveja pelo processo “high gravity”, onde se utiliza mostos concentrados, o que permite a obtenção de um produto com maior teor alcoólico. Esta característica possibilita aumentos na produtividade do processo, como conseqüência da correção do teor alcoólico do produto ao nível comercial, sem interferir negativamente nas suas propriedades organolépticas.

Uma nova linha de pesquisas foi introduzida no GMbio em 2003, na qual são enfocados estudos relativos ao isolamento, identificação e caracterização de microrganismos com propriedades probióticas. Estas atividades têm por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos na formulação de preparações probióticas para uso animal. Dentro deste contexto, encontram-se em estudo a avaliação de probióticos como imunomoduladores e os seus efeitos sobre microrganismos patogênicos e endoparasitas. Especificamente, estes estudos são direcionados para elucidar o modo de ação dos microrganismos avaliando-se o efeito de células vivas e mortas, bem como de metabólitos específicos. Também são desenvolvidos trabalhos de pesquisa que visam a avaliação farmacológica e toxicológica de bioprodutos em experimentos in vitro e in vivo, visando o desenvolvimento de biofármacos e aplicações terapêuticas.

Para sustentar estas linhas de pesquisas, o GMBio conta com a participação de pesquisadores visitantes de âmbito internacional como Universidade de Gênova – Itália, Universidade de Matanzas e Instituto Cubano de Investigação dos derivados da cana-de-açúcar (ICIDCA) – Cuba, o instituto de Ciência Animal(ICA) – Cuba e a Universidade do Minho(UMINHO) – Portugal dentre outras universidades e institutos de pesquisas nacionais.

 

                                                         

 

Site melhor visualizado om resolução 1024X768 pixels !
Todos os direitos reservados.
Última atualização:  25/01/2007 
Webmaster:
Cássio Vasconcelos Pereira